Sobre nós

O Blog Papo de TAE, um espaço virtual de debate público feito por técnicas e técnicos administrativos em educação, cujo objetivo é promover reflexões coletivas a partir de nosso lugar nas instituições de ensino.

É necessário que recuperemos nosso papel protagonista na construção da universidade pública, intervindo diretamente na formulação dos projetos e das políticas universitárias, a partir das nossas atividades laborais, considerando nossos saberes culturais, laborais, acadêmicos, e tendo a capacidade de conectar as distintas identidades existentes em nossa categoria.

Nos orientamos pela defesa da universidade pública e por isso defendemos que ela seja uma universidade gratuita, universal, autônoma, crítica, democrática, que promova a ciência, a cultura e o livre pensar, e que esteja conectada às principais questões da sociedade brasileira.

Também somos críticos às atuais políticas relativas aos serviços públicos em geral, às reformas que retiram direitos dos trabalhadores e trabalhadoras e diminuem a proteção social no país, e aos atuais rumos da sociedade brasileira.

Questionamos a configuração atual das relações de poder nas universidades, que não dão o devido peso institucional a técnicos, técnicas e estudantes, e não refletem as transformações ocorridas dentro da comunidade acadêmica nas últimas décadas.

A nossa carreira é resultado da luta e da reflexão crítica por parte da categoria, que propôs um projeto sofisticado de universidade, e, a partir daí, construiu conceitos importantes para definição desta carreira.

Contudo, achamos fundamental um profundo debate sobre o caráter da universidade pública e, como desdobramento, quais os limites e as perspectivas da carreira técnico-administrativa em educação.

Nosso blog pauta-se pelo acolhimento do dissenso presente nas relações que compõem o cotidiano da vida universitária, preservando sempre a defesa da universidade pública. Este espaço pretende abrigar e divulgar nossas opiniões acerca da realização do nosso trabalho e as questões que interferem no seu cotidiano, além das que se relacionam com a estrutura interna da universidade. Será um espaço também para abordar as políticas advindas do governo federal e de como a universidade é vista pela sociedade.

Temos certeza das distintas identidades, interesses, práticas laborais, histórias de vida e desejos das pessoas que compõem a categoria dos técnicos e técnicas administrativas em educação.

Partindo dessa perspectiva temos a pretensão de construir um espaço de troca de opiniões, de reflexão e de crítica, que seja capaz de organizar tais diferenças, anseios e desejos.

Somos uma plataforma aberta, um lugar em que TAE’s podem enviar e publicar textos de opinião, resenhas, produções acadêmicas, críticas culturais, análises políticas e econômicas, dentre outros.

Saudações!
Equipe Papo de TAE

Camila Baz (UFRJ)
Fabricio Caseiro (UFRJ)
Luiz Felipe Cavalcanti (UFRJ)
Agnaldo Fernandes (UFRJ)
Mariana Flores (Unirio)
Bernardo Piloto (UFRJ)
Rafael Raposo (UFRJ)
Pedro Sá (UFRJ)
Simone Silva (UFRJ)